domingo, maio 27, 2012

Destaque: Programa 175

Em Julho de 1959 era lançado o terceiro longa-duração de Chuck Berry, músico para sempre associado à mítica Chess Records de Chicago.

Quando passam quase 53 anos desde o lançamento de .. Berry Is On Top, que compilava os maiores sucessos gravados por Chuck Berry até então e juntava-lhes alguns novos temas, o Ruído Alternativo revisita e homenageia o trabalho de um dos artistas mais importantes para a fundação do Rock.


Muito antes dos músicos brancos assumirem o papel de preponderância no meio, o rock'n'roll era uma música conotada com os negros. A Chess Records de Chicago foi o centro da revolução, primeiro com Muddy Waters e Howlin' Wolf a electrificar o blues e depois com Chuck Berry a reclamar o título de pai do Rock.

Chuck Berry começou por ser promovido como um cantor de country, adicionando ao seu som uma boa parte de blues. Isto numa altura em que o termo rock'n'roll nem sequer existia. Problemas com as autoridades interromperam uma carreira promissora logo nos primeiros anos. Berry esteve mesmo preso e, quando foi libertado, já Elvis e os Beach Boys eram a nova sensação.

Alguma justiça foi feita à figura de Chuck Berry com o filme Cadillac Records, que reproduz a história da Chess Records de forma bastante fiel. Berry e os outros músicos da editora foram versionados por bandas europeias como Beatles, Rolling Stones, The Who ou Led Zeppelin, contribuindo de forma determinante para o sucesso que estas bandas haveriam de fazer fora do velho continente.

Destacado:
  • "Little Queenie";
  • "Almost Grown";
  • "Jo Jo Gunne";
  • "Maybellene";

Sem comentários:

Enviar um comentário