sexta-feira, dezembro 16, 2016

Colecção RA: Inspiral Carpets - "Life" (1990) & King Crimson - "In The Court Of The Crimson King" (1969)

Chegados à última edição deste ano da rubrica Colecção RA, infelizmente terminamos o ano como começámos: a fazer as despedidas de dois músicos recentemente falecidos. 2016 tem sido particularmente madrasto neste aspecto e é assim que chegam ao próximo Ruído Alternativo Life (1990) dos Inspiral Carpets e In The Court Of The Crimson King (1969) dos King Crimson.

---


"É com pesar que anunciamos a morte do nosso baterista e amigo próximo, Craig Gill", assim escreveram os Inspiral Carpets no dia da morte do seu baterista. "Estamos absolutamente devastados pelas notícias. Craig era o nosso irmão. Ele era o batimento cardíaco dos Inspirals de várias maneiras", podia-se ler no comunicado dos britânicos no dia em que Gill faleceu, a 20 de Novembro. Craig Gill faleceu aos 44 anos por causas ainda desconhecidas. Na sua vida destaque para a sua faceta de DJ e para as tours que fazia para explicar a cena de Madchester/Manchester, assim com um livro escrito por si a explicar o fenómeno. Entretanto decorre uma campanha para colocar o tema "Saturn 5" no topo dos singles britânicos antes do Natal em sua memória. Também em sua memória, este Domingo ouvimos o disco de estreia dos Inspiral Carpets e contamos a sua história.

CM
Inspiral Carpets

---


Greg Lake perdeu a luta conta o cancro no passado dia 7, aos 69 anos de idade. Deixa um legado extenso ligado principalmente ao rock progressivo, com uma marcante passagem pelos King Crimson e com a fundação dos Emerson, Lake & Palmer, mas não só. Com apenas 12 anos pegou na guitarra e escreveu "Lucky Man", aquela que se tornaria a mais simples e famosa canção dos ELP, e aos 17 anos tornou-se músico profissional. Depois de vários anos a saltar de banda em banda e de fazer trabalhos de roadie, é convidado a juntar-se aos recém-formados King Crimson. Mal sabia que começava ali um percurso que o faria parte integrante e fundamental de dois dos maiores nomes do prog rock. A curta passagem pelos Crimson desaguou nos Emerson, Lake & Palmer e até deu para uma intermitente carreira a solo. Desaparece o homem mas fica a obra e no próximo programa ouvimos uma das maiores com o dedo de Greg Lake: In The Court Of The Crimson King.


AB



King Crimson

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário