sexta-feira, outubro 20, 2017

Emissão Especial: Tom Petty (1950-2017)

No próximo Domingo, 22 de Outubro, o Ruído Alternativo homenageia Tom Petty, um dos maiores símbolos do rock norte-americano que faleceu a 2 de Outubro, aos 66 anos.

Tom Petty esteve ligado mais de quarenta anos à música e deixou um currículo com mais 20 álbuns, entre trabalhos a solo, com os The Heartbreakers - a sua banda de sempre -, e ainda com os Mudcrutch e os Traveling Wilburys.

Durante uma hora faremos o retrato da sua carreira, pintando grande parte desses cerca de 60 minutos com a música de Petty, com temas de todos os projectos onde o norte-americano participou.



Thomas Earl Petty nasce a 20 de Outubro de 1950 em Gainesville, Florida, Estados Unidos da América. Aos 10 anos conheceu Elvis Presley, do qual se tornou fã, mas foi ao tomar contacto com os Beatles que quis formar uma banda.

Aos 17 anos deixou a escola para tocar baixo na primeira banda de garagem que teve, mas só em 1970 é que a coisa passou a ser mais séria. Nesse ano Petty forma os Epics, que rapidamente mudaram o nome para Mudcrutch, projecto onde assumiu o baixo e as vozes. Grava dois singles, mas o fim da editora onde os Mudcrutch estavam assinados, leva também ao final do grupo que só em 2007 voltaria ao activo.

Findo dos Mudcrutch, Petty lança-se a solo, em 1976. No entanto, este junta-se a alguns companheiros da sua ex-banda e a outros músicos e assim nascem os The Heartbreakers. O primeiro disco, em homónimo, sai nesse ano e com as edições regulares e singles nas tabelas Tom Petty e os seus Heartbreakers tornam-se numa das bandas de maior sucesso no mundo. Destaque, na sua longa carreira, para os discos: Damn The Torpedoes (1979), Full Moon Fever (1989), Into The Great Wide Open (1991) ou Wildflowers (1994).

Pelo meio, Tom Petty integrou Traveling Wilburys, um super-grupo formado por George Harrison, Bob Dylan, Jeff Lynne e Roy Orbison. Esta banda de folk rock gravou dois álbuns, em 1988 e 1990, com o primeiro a atingir a tripla-platina.

Já em 2007, Tom Petty junta-se com os membros originais dos Mudcrutch, reunião que resultou também em dois discos, em 2008 e 2016 - um número 8 e um número 10 na tabela norte-americana de discos mais vendidos, respectivamente.

A 2 de Outubro passado Tom Petty foi encontrado inconsciente em casa, em paragem cardiorrespiratória, não tendo resistido durante a noite depois de ter sido levado para um hospital na Califórnia. Na música deixou mais de 80 milhões de discos vendidos em todo o mundo e está no Rock And Roll Hall Of Fame desde 2002.

Hoje o músico faria 67 anos e dois dias depois, este Domingo, o Ruído Alternativo mergulha no seu legado. 
---
A segunda parte do Ruído Alternativo vai ser dedicada à Nova Música Portuguesa, numa hora onde haverá ainda espaço para uma entrevista com os Moloch, banda que actuou recentemente no Cartaxo.

---

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário